Um computador que ficou velho é descartado e abandonado no fundo do armário do quartinho mais sujo e escuro da casa. Isso quando ele o objetivo mais querido pelas crianças, adultos e moradores da casa, é jogar fora ou virar sucata. Essa é a história de muitos computadores e notebooks após serem usados por um longo período.

E o descarte de computadores é cada vez mais comum. Com uma indústria tecnológica que renova suas peças e lança inovações em uma velocidade surpreendente, o número de computadores inutilizados pelas novidades tecnológicas aumenta todos os anos. Porém, esse não precisa ser o fim dos computadores e notebooks espalhados pelo mundo.

Atualmente, é possível realizar melhorias em uma máquina de processamento sem gastar muito. Comprando chips de memórias como o i3 9100f da Intel, qualquer pessoa consegue aumentar a velocidade de processamento de dados do velho computador. Confira a seguir alguns motivos para atualizar a memória do seu computador, seja ela RAM ou HD.

Placas de memória

Muita gente já deve ter ouvido falar da memória, também conhecida como memória RAM. Esses itens são as peças responsáveis por organizar toda a informação que é usada por um notebook ou computador. Existem muitos modelos de memória disponíveis no mercado, mas o mais famoso é o modelo DDR, ou Double-Data-Rate (Taxa Dupla de Transferência, em tradução literal).

A memória de um computador é similar ao funcionamento da memória dos humanos. Nos cérebros humanos, a sinapse é o sistema responsável por enviar os dados do cérebro para o restante do corpo. Nos computadores, esse sistema é disco rígido. O modelo DDR envia até dois dados ao mesmo tempo, uma verdadeira revolução quando foi lançado.

Porém, com o tempo, e o aumento de programas cada vez mais pesados, a tecnologia DDR foi ficando devassada. Assim, foram surgindo novos modelos de memória, o DDR2, DDR3, DDR4 e DDR5. Na medida que o número aumenta, a memória é mais veloz e a capacidade de troca de dados aumenta também. Trocar a placa de memória por uma DDR novo é uma boa forma de melhorar o seu velho computador.

Disco rígido HDD vs. SSD

Para trocar informações, um computador precisa antes possuir esses dados armazenados em algum lugar, correto? Esse local é o disco rígido. Esse é o local mais importante de qualquer computador, pois é nele que está tudo o que um PC precisa para rodar, além de todos os arquivos que salvamos, criamos, baixamos, recebemos.

A primeira tecnologia de armazenamento de dados que se popularizou no mercado foi o HDD. Sólido, com alta capacidade e acessível, esse modelo de disco rígido conquistou todos os fabricantes de computadores em pouco tempo. Porém, com as novidades constantes, o HDD passou a sofrer com travamentos e dificuldades de leitura.

Eis que surgiu o disco rígido SSD. Muito mais rápido que seu irmão mais velho, o SSD é a tecnologia mais recente em matéria de armazenamento de dados. A boa notícia é que é muito fácil trocar o seu antigo HDD por um SSD, deixando seu computador uma máquina de agilidade.

Artigo anterior4 formas de preparar uma ostra
Willene é um editor de vídeo que tem uma paixão por criatividade e narrativa. Ele adora trabalhar com pessoas para ajudá -las a capturar suas histórias únicas e compartilhá -las com o mundo. Ele tem um grande senso de humor e gosta de fazer iluminar até as situações mais difíceis. Quando ele não está editando vídeos, ele gosta de passar tempo com sua esposa e dois filhos pequenos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui